Milú Villela
Depoimentos
Depoimentos
Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, conta como a capacidade de Milú Villela em reunir e mobilizar pessoas contribuiu para o surgimento do Todos pela Educação e sua consolidação como referência no debate de políticas públicas na área da educação.
Anna Maria Pereira, Secretária e amiga de Milú Villela, relembra como a história familiar de Milú se fez presente em sua trajetória e em seu genuíno desejo de transformar a realidade social dos jovens e moradores do Jardim Miriam, dando origem à Associação Comunitária Despertar.
Antonio Matias compartilha as lembranças de quem vivenciou de perto os principais feitos de Milú Villela. A Milú cidadã, criadora, mobilizadora e gestora se revela por meio das suas causas e do seu legado.
Daina Leyton revela as transformações que a gestão de Milú Villela proporcionaram para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), destacando, especialmente, a área da arte educação e acessibilidade, práticas ainda não recorrentes em espaços culturais brasileiros, possibilitando a abertura do museu para a pluralidade e diversidade de seu público.
Eduardo Saron, presente desde o início da gestão de Milú Villela frente ao Itaú Cultural, conta como o espírito mobilizador e aguçada intuição de Milú transformou a instituição. Desde a abertura da entrada de público voltada para a Avenida Paulista, simbolizando a democratização do acesso para todos os públicos, sua gestão foi marcada pelo investimento em tecnologia, gestão participativa, e genuíno interesse na causa da educação.
Frei Betto compartilha características de Milú Villela que ele conhece e que, nem sempre, são conhecidas: a Milú militante da utopia e mulher de fé. Movida por suas causas, Milú abriu espaço e se engajou na realização dos projetos no voluntariado, educação e cultura com efetivas mudanças em suas realidades sociais.
Mozart Ramos compartilha que, através de seu envolvimento com Milú Villela no Todos pela Educação, encontrou sua fada madrinha. A característica de Milú como grande articuladora foi fundamental para a criação e consolidação do movimento que reuniu personagens de diversos setores da sociedade em torno de uma única causa.
Trabalhando há mais de 30 anos na área da educação pública, Nanci Gorni relembra como foi seu encontro com Milú Villela e a trajetória traçada para a construção e desenvolvimento da Despertar na transformação da realidade social de parte da comunidade do Jardim Miriam.
Priscila Cruz conta como Milú Villela contribuiu para a criação do voluntariado moderno no Brasil. Se antes o voluntariado era associado a práticas assistencialistas, com Milú Villela, o voluntariado passou a ser uma responsabilidade socialmente compartilhada. A mesma mudança pode também ser observada no movimento Todos pela Educação, que trouxe esta mesma responsabilidade para a sociedade civil.
Tadeu Chiarelli reflete sobre o seu tempo como curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo na gestão de Milú Villela, onde viu a ampliação do acervo de obras do museu e suas exposições andar lado a lado do o programa educativo, e a abertura do espaço para o público do Parque Ibirapuera.