Para marcar os 35 anos de atividade, o Itaú Cultural realiza pela segunda vez a premiação de dez figuras eminentes no cenário artístico brasileiro.
Para marcar os 35 anos de atividade, o Itaú Cultural realiza pela segunda vez a premiação de dez figuras eminentes no cenário artístico brasileiro.
O objetivo da premiação, que neste ano oferece a cada premiado 150 mil reais e um troféu, além de jogar luz sobre essas personalidades/co- letivos e seus legados, é reconhecer trajetórias longevas e definitivas na construção da nossa cultura. Este recorte traz mais dez exemplos de nomes igualmente essenciais para pensarmos o Brasil de hoje
O prêmio, como na primeira edição, constrói sua narrativa com base em cinco verbos, aprender, criar, experimentar, inspirar e mobilizar, que dialogam com o modo de fazer e pensar a cultura e as artes no Itaú Cultural.
Aprender – Aprender manteve o foco nas ações práticas, reflexivas ou investigativas na área de educação, formal e não formal, que abrangiram uma mediação com o mundo da arte e da cultura.
Criar – A premiação na categoria Criar visou artistas-criadores com trajetória de extrema relevância entre 1987 e 2017.
Experimentar – Experimentar se dirigiu a criadores que, com suas pesquisas e reflexões, foram referenciais e/ou impulsionaram transformações de linguagens artísticas e culturais pelo país.
Inspirar – A categoria Inspirar foi dirigida a pensadores que transformaram os campos de atuação e/ou de pesquisa e inspiram seguidores até hoje.
Mobilizar – Mobilização contemplou líderes ou coletivos que realizaram ações mobilizadoras e transformadoras de cenário, provocando alterações, revisões e reflexões.
Para a definição dos nomes, foi criada uma comissão interdisciplinar formada por...
Para marcar os 35 anos de atividade, o Itaú Cultural (IC) realiza pela segunda vez a premiação de dez figuras eminentes no cenário artístico brasileiro.
APRENDER
CRIAR
EXPERIMENTAR
INSPIRAR
MOBILIZAR