Para marcar os 35 anos de atividade, o Itaú Cultural realiza pela segunda vez a premiação de dez figuras eminentes no cenário artístico brasileiro.

É o Prêmio Milú Villela – Itaú Cultural 35 Anos. Em sua primeira edição, em 2017, chamou-se Prêmio Itaú Cultural 30 Anos, época em que Milú Villela atuava na presidência da organização. Agora, com seu afastamento do cotidiano do IC, a ação foi rebatizada em sua homenagem.

O objetivo da premiação, que neste ano oferece a cada premiado 150 mil reais e um troféu, além de jogar luz sobre essas personalidades/co- letivos e seus legados, é reconhecer trajetórias longevas e definitivas na construção da nossa cultura. Este recorte traz mais dez exemplos de nomes igualmente essenciais para pensarmos o Brasil de hoje

HOJE PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO ITAÚ, EDUARDO SARON, A LIDERANÇA IANOMÂMI DAVI KOPENAWA E MILÚ VILLELA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL HOJE PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO ITAÚ, EDUARDO SARON, A LIDERANÇA IANOMÂMI DAVI KOPENAWA E MILÚ VILLELA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL
                DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A FOTÓGRAFA CLAUDIA ANDUJAR, MILÚ VILLELA E A ARTE-EDUCADORA ANA MAE BARBOSA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A FOTÓGRAFA CLAUDIA ANDUJAR, MILÚ VILLELA E A ARTE-EDUCADORA ANA MAE BARBOSA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL

O prêmio, como na primeira edição, constrói sua narrativa com base em cinco verbos, aprender, criar, experimentar, inspirar e mobilizar, que dialogam com o modo de fazer e pensar a cultura e as artes no Itaú Cultural.

Aprender Aprender manteve o foco nas ações práticas, reflexivas ou investigativas na área de educação, formal e não formal, que abrangiram uma mediação com o mundo da arte e da cultura.

Criar A premiação na categoria Criar visou artistas-criadores com trajetória de extrema relevância entre 1987 e 2017.

Experimentar Experimentar se dirigiu a criadores que, com suas pesquisas e reflexões, foram referenciais e/ou impulsionaram transformações de linguagens artísticas e culturais pelo país.

Inspirar A categoria Inspirar foi dirigida a pensadores que transformaram os campos de atuação e/ou de pesquisa e inspiram seguidores até hoje.

Mobilizar Mobilização contemplou líderes ou coletivos que realizaram ações mobilizadoras e transformadoras de cenário, provocando alterações, revisões e reflexões.

                    Para a definição dos nomes, foi criada uma comissão interdisciplinar formada por...                
O ARQUITETO RICARDO OHTAKE E MILÚ VILLELA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL O ARQUITETO RICARDO OHTAKE E MILÚ VILLELA NO PRÊMIO ITAÚ CULTURAL 30 ANOS, EM 2017 | IMAGEM: CHRISTINA RUFATTO/ACERVO ITAÚ CULTURAL

Aninha de Fátima de Sousa, Daniel Munduruku, Dione Carlos, Edson Natale, Eduardo Saron, Galiana Brasil, Inês Bogéa, Joel Zito Araújo, Moacir dos Anjos, Sofia Fan, Tatiana Prado e Zélia Duncan.

Premiados
2022

Para marcar os 35 anos de atividade, o Itaú Cultural (IC) realiza pela segunda vez a premiação de dez figuras eminentes no cenário artístico brasileiro.


Aprender

Leda Maria Martins

Poeta e pesquisadora

Aprender

Nego Bispo

Pensador e ativista

Criar

Cláudia Andujar

Fotógrafa

Experimentar

Cátia de França

Cantora e compositora

Experimentar

Ói Nóis Aqui Traveiz

Grupo teatral

Inspirar

Danilo Miranda

Gestor cultural

Inspirar

Neon Cunha

Ativista

Mobilizar

Inaicyra Falcão

Cantora e pesquisadora

Mobilizar

Marcos Terena

Ativista

Premiados
2017

Veja o Teaser do Prêmio